A Google é uma das grandes apostadoras dos aplicativos web e isso tem uma razão até simples: a empresa é dona de um sistema operacional todo baseado na web e, portanto, ter apps rodando sem instalação pode ser uma saída muito interessante. Atualmente, porém, os apps que rodam direto da web não conseguem acessar o sistema de arquivos do dispositivo e têm problemas para entrar e sair de um estado de ociosidade, prejudicando a experiência.

A ideia da Google é mudar o panorama. Em postagem feita no blog do projeto Chromium, a companhia fala sobre uma nova iniciativa para padronizar recursos e garantir a interoperabilidade do design. O objetivo ao final é tornar os web apps tão bons e funcionais quanto aqueles instalados — e em qualquer plataforma e dispositivo.

“Dar essas novas ferramentas aos desenvolvedores vai fortalecer a web aberta como um lugar onde qualquer experiência pode ser criada e fazer dela uma plataforma de alto nível para o desenvolvimento de apps que rodam em qualquer navegador, com qualquer sistema e em qualquer dispositivo”, explica a Google.