Introdução
Adivinha qual é a reclamação número um dos nossos clientes ( e da Vivo, e da Claro, e da Oi)? Pois é, se pensou em internet caindo toda hora, acertou em cheio. Bom nós lidamos com isso todos os dias por aqui e sabemos que existem muitos problemas que podem causar instabilidade na sua rede e, acredite, raramente é culpa nossa. Por isso, para evitar que você fique passando raivas desnecessárias, nós resolvemos fazer uma lista destas principais causas que podem estar prejudicando a sua paz. Leia até o final esse artigo que nós preparamos cuidadosamente e aprenda a solucionar sozinho a grande maioria dos problemas causadores de quedas na sua internet. É claro que se você não conseguir, estaremos sempre por aqui para te dar aquela mãozinha de sempre. Boa leitura. Neste artigo nós vamos abordar os seguintes tópicos:
- Por que minha internet vive caindo?
- Será Que o Problema é Com a Gente?
- Posição do seu Roteador
- Problemas no roteador ou dispositivos
- Meio mundo de gente conectada ao mesmo tempo
- Tem bluetooth ligado por perto
- Redes Wi-Fi tem Canais
- Conclusão
Por que minha internet vive caindo?
Os problemas do sinal Wi-Fi podem estar relacionados a diferentes motivos. Ao contrário da crença popular, não são apenas os roteadores e os sinais que eles fornecem que precisam estar intactos: as condições e equipamentos ambientais que usam a Internet também devem ser mantidos em boas condições. Portanto, antes de ficar chateado com a gente (e querer procurar outro serviço da Internet), é melhor testar diferentes possibilidades para descobrir se existem métodos alternativos para solucionar o defeito. Quase sempre tem. Abaixo, coletamos alguns problemas que podem afetar sua Internet Wi-Fi, desde a localização do roteador em sua casa até problemas mais técnicos, como o canal ao qual você está conectado.
Será Que o Problema é Com a Gente?
Começando com o quadro falha nossa. É comum que aconteça alguma instabilidade no sinal que nós entregamos para você, mas paciência, muitas vezes nós nem ficamos sabendo. É que empresas como a nossa e outras empresas aqui da região, compram o link de outras empresas maiores, preparamos toda a infraestrutura e levamos até sua casa. Mas pode acontecer que o sinal da empresa fornecedora do link esteja com problemas e nós só temos como saber quando você liga e informa pra gente. Pode ser que, na casa de um amigo que use o mesmo serviço que você, a Internet possa funcionar normalmente, mas aí na sua casa a coisa não anda tão bem. O motivo pode estar relacionado ao erro na sua área. Nesse caso, é indicado reiniciar o modem. Desligue, espere um minuto e ligue novamente. Portanto, se você tentar todas as opções abaixo e não conseguir resolver o problema com o sinal Wi-Fi, entre em contato com o nosso serviço de atendimento. Siga as instruções do suporte que vai dar certo. Se mesmo assim não funcionar aí nós vamos ter que ir tomar um café aí na sua casa e resolver o problema na unha.
Posição do seu Roteador
Um problema comum com sinais Wi-Fi é a localização do roteador. Por exemplo, pode haver muitas paredes e objetos grandes entre o dispositivo e seus dispositivos. Eventualmente, pode interferir com o sinal que chega ao computador, TV ou telefone celular. Portanto, sempre gostamos de recomendar para você deixar o roteador na área central da casa. Por exemplo, se houver um corredor com portas que possam entrar em muitas salas, essa poderá ser a melhor área para distribuir a Internet. Esse cenário será repetido com o dispositivo que recebe o sinal: por exemplo, se você usa um Chromecast, prefere conectá-lo à entrada HDMI lateral em vez da parte traseira. Portanto, ele recebe a frequência mais livremente. A distância também pode fazer uma grande diferença; portanto, tente aproximar o roteador de locais onde geralmente são usados telefones celulares e outros produtos eletrônicos que dependem da Internet.
Obstáculos no Caminho
Não é apenas a localização do roteador que pode causar falhas na Internet. Barreiras físicas também podem interferir nos sinais. Se as paredes da sua casa forem muito grossas, elas poderão bloquear o wifi. Os sinais de uma camada para outra também serão afetados. Mesmo certos tipos de móveis (se forem muito grossos), como guarda-roupas e estantes, podem entrar no roteador e enfraquecer a conexão. Considere isso também.
Problemas no roteador ou dispositivos
Algumas causas comuns de perda de sinal Wi-Fi são defeitos nos roteadores, porque, como todos os dispositivos eletrônicos, alguns deles podem ser difíceis de conectar a tempo. Primeiro, reinicie o dispositivo, desconecte-o por cinco minutos e, em seguida, conecte-o novamente. Se não houver efeito, preste atenção a esses sinais. Se a luz do dispositivo se comportar de maneira diferente do habitual, lembre-se de possíveis problemas. Outra boa técnica é verificar se todos os cabos (incluindo a fonte de alimentação) estão intactos e conectados da maneira ideal.
Não apenas o roteador, mas também o equipamento pode estar com defeito. Portanto, pesquise na Internet e nos fóruns profissionais os defeitos mais comuns na conexão Wi-Fi do modelo de telefone. Além disso, verifique se o driver do computador está atualizado.
Problemas Com Cabos
Pode até parecer óbvio, mas nem todo mundo pensa nessa possibilidade: o problema da sua internet sem fio pode estar nos fios… que chegam até o seu roteador ou outros dispositivos. Desconecte e conecte novamente cada um deles. Verifique também o estado deles, se não há desgaste ou se estão com aspecto de mal funcionamento. Se ao reconectar a internet voltar, o problema é que estavam mal encaixados. Caso contrário, pode ser necessário trocar por versões mais novas.
Meio mundo de gente conectada ao mesmo tempo
TVs, laptops, centros de mídia e vários telefones celulares: Atualmente, vários dispositivos contam com a Internet Wi-Fi. Se houver apenas uma rede em casa, isso acabará se tornando um problema devido à necessidade de separar as conexões. Vários dispositivos diferentes. Portanto, é uma boa ideia evitar conectar dispositivos eletrônicos à Internet o tempo todo em circunstâncias desnecessárias. Imagine muitos aplicativos atualizando ao mesmo tempo, é problema na certa e isso pode sobrecarregar sua rede, deixá-la mais lenta ou instável.
Tem bluetooth ligado por perto
Às vezes, o uso de dispositivos Bluetooth (como fones de ouvido, teclados, mouses e alto-falantes) pode interferir no seu sinal Wi-Fi, porque, as vezes, esses dispositivos podem estar funcionando na mesma frequência de rádio, utilizada pelo moden. Embora esse problema seja incomum, é melhor considerar todas as opções. É recomendável testar: tente desconectar o dispositivo Bluetooth e verifique se o sinal da Internet melhorará. Se isso acontecer, é melhor considerar mudar o canal Wi-Fi.
Redes Wi-Fi tem Canais, Sabia?
O Wi-Fi pode funcionar através de canais diferentes. Geralmente, os canais configurados por padrão ficam mais lotados porque vários vizinhos e outros na vizinhança também podem estar conectados a eles. Alguns aplicativos móveis (como o WiFi Analyzer) podem ajudar a encontrar o canal certo. Então, é vale a pena dar uma olhada nesse tutorial e aprender a fazer essa configuração, é necessário acessar as configurações do roteador através de um PC para fazer alterações. Isso tende a melhorar a fluência da conexão e pode ser um dos motivos pelos quais sua Internet não funciona bem.
Conclusão
Bom, por enquanto é isso. Não temos a intenção de esgotar o assunto. Sabemos que existem outros muitos problemas que podem ocasionar instabilidade na sua internet. Apenas listamos aqueles mais corriqueiros e que podem ser solucionados de forma mais simples. De qualquer forma, se você chegou a ler até aqui, esperamos que você agora esteja mais inteligente e capacitado para desfrutar dos benefícios da sua conexão de internet. Lembre sempre que você pode contar com nossa ajuda, sempre que precisar, é só entrar em contato. Time Lanteca